domingo, 29 de dezembro de 2013

PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS!

PENSAMENTOS DA SEMANA, por Tádzio Nanan

É um jogo de soma zero: declaro os crentes loucos, por acreditarem no absurdo de Deus; enquanto os crentes me devolvem o adjetivo por recusar este remédio milagroso que é a crença Nele!

A arte estertorando, moribunda... Ridículas e enfadonhas variações dos mesmos velhos temas. Todo artista é hoje uma fraude, ou um mercenário, ou ambos! O mundo da arte parece-me elegante armação para surrupiar o suado dinheirinho de um iludido público!

Tenho como regra de vida ser o mais discreto e silencioso possível (silêncio este entrecortado pela prática da bateria...); não disputo espaço nem poder, nem mesmo o amor de ninguém; e toda a vontade de potência sublimada, toda a necessidade animal de contínua afirmação do ser, adormecida no dia a dia, transfiro para as coisas que produzo, para que sejam de boa qualidade, e eu supere os limites da mediocridade!

A solidão não é necessariamente má; aproveite-a para fortalecer a tríade corpo-mente-espírito.
A convivência social não é necessariamente boa; saiba discernir quem são os outros, o que eles pensam e fazem e quais as implicações disso em sua vida.

Todo infeliz é um egoísta! Fica remoendo a própria desgraça, ensimesmado em sua dor, ao invés de se abrir e se entregar para o mundo!

Levo muito a sério esse negócio de rir. Rindo (ou fazendo rir) a gente pode abalar até as pesadas estruturas do Poder. Mas, aviso: rir demais é alienação. “E rir de tudo é desespero”!


A maior contradição entre o homem e os tempos modernos é que a vida acelerou-se incrivelmente, mas o tempo da sabedoria continua o mesmo: uma calma e aprofundada reflexão sobre as coisas. Portanto, há um distanciamento cada vez maior entre a vida que se leva e a bagagem intelectual e emocional que deveríamos ter para levar a vida!

sábado, 28 de dezembro de 2013

MILLÔNIANA DA SEMANA, por Tádzio Nanan

Que lampejo foi esse?
A vida, companheiro!


sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

PENSAMENTO DA SEMANA, por Tádzio Nanan

Precisamos ter a coragem de pensar que, talvez, tenhamos seguido o caminho errado em busca do desenvolvimento humano e do progresso. Será que esta civilização que estamos construindo é a melhor civilização possível? Precisamos ouvir as vozes dissonantes, que destoam do “coro dos contentes”, ouvir os dissidentes desta ordem, para, fazendo a autocrítica, realizar as correções de rumo necessárias, já que inúmeras e insofismáveis são as contradições que permeiam nossa realidade cotidiana: contradições econômico-financeiras, ecológicas, filosóficas, psicológicas, ético-morais. Urge a reflexão para entendermos se, enquanto civilização humana, escolhemos sempre o melhor caminho, ou se, tal como um indivíduo equivoca-se em suas escolhas, a própria civilização pode estar equivocando-se nas suas.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

PEQUENO POEMA FAMILIAR DE NATAL, por Tádzio Nanan


Calhô, íntegro, age sempre com justiça e bondade
Honrado paladino, tem o peito transbordando ideais
Nada lhe custa fazer o bem ou defender a verdade
Doa aos seus o que tem, entrega e amor sem iguais!

Norminha, baluarte da paz, concórdia, delicadeza
Com inteligência intuitiva, entende profundas questões
Corpo e alma dotados de uma superior e perenal beleza
Em seu coração, o perdão e o amor de mil corações!

Alessandra, chama persistente em meio à noite escura
Naturais dotes artísticos para expressar sua singularidade
Transformando em traços e cores os golpes da sina dura
Amor fraternal, cuidado, renúncia, cumplicidade!

Carolzinha, dos sonhos mais lindos ficou encantada
Como os anjos e passarinhos, pertence às azuis amplidões
A mente brilhante iluminando nossa comum estrada
Alheia ao ódio e ao mal, repleta de excepcionais vocações!


domingo, 22 de dezembro de 2013

MILLÔNIANAS DA SEMANA, por Tádzio Nanan

É comum olharmos para trás e nos acharmos ridículos, de tal forma que podemos estar sendo ridículos agorinha mesmo só que ainda não sabemos!

*


Duzentas bilhões de galáxias, num universo em expansão, e nenhum espaço para Deus nele!

sábado, 21 de dezembro de 2013

PENSAMENTO DA SEMANA, por Tádzio Nanan

-não ponha toda sua felicidade nos outros, muito menos no juízo de valor que os outros fazem de você; ame, respeite e entenda a si mesmo; e, se você tiver esta necessidade/tendência, não se esqueça deste grande amigo de todas as horas que é Deus! Mas sem intolerâncias, preconceitos e fundamentalismos.
-não ponha sua felicidade nas coisas, nos bens materiais; desenvolva seus talentos e vocações, cultive bons sentimentos, adquira sempre novas experiências, aprenda coisas novas, na medida do possível.
-não ponha sua felicidade nas coisas complexas, mas nas simples: conversar e conviver com familiares e amigos, ler bons livros e ouvir boa música, apreciar a natureza, informar-se sobre o que acontece ao nosso redor e no mundo, etc.
-não busque dinheiro, sucesso, poder a qualquer preço; a fatura virá mais cedo do que você pensa, e será alta.
-use seu dinheiro com comedimento e sabedoria – é preciso planejar o curto, o médio e o longo prazo; compre só o que for realmente necessário, pois se não o fizer, faltará dinheiro para o essencial; além do que é preciso ter dinheiro para as coisas nem sempre boas que a vida nos reserva a nós e aos nossos; ou seja, planeje e poupe.
-tenha sempre a consciência tranquila; nada melhor à saúde que retidão e integridade.
-coma com moderação e exercite-se.
-relacione-se.
-integre-se à sua comunidade e trabalhe por ela.

-seja útil, produtivo, pacífico e ético.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

PENSAMENTOS DA SEMANA, por Tádzio Nanan

Discursos que visam apenas à negação ou aniquilação do outro é simplesmente disseminação do ódio, enorme irresponsabilidade, apesar de bastante comum. Seja melhor que isso: debata ideias!

*


O pior inimigo é aquele que se aconchega a nosso lado com o velado intuito de solapar nosso amor-próprio. Identificá-lo é urgente!

domingo, 15 de dezembro de 2013

MILLÔNIANA DA SEMANA, por Tádzio Nanan

Os crentes que me perdoem, mas não posso levar a sério um criador cuja obra-prima somos nós!

sábado, 14 de dezembro de 2013

PENSAMENTO DA SEMANA, por Tádzio Nanan

10% da população brasileira detêm 75% da riqueza nacional. Quer dizer, o Brasil é um simulacro de país, de nação, de democracia. A falsa solução para resolver o secular problema da desigualdade socioeconômica: o Bolsa Família: medida paliativa, insuficiente, pseudoprogressista (mas não estou aqui defendendo a revogação desta política pública – é melhor do que nada). A verdadeira solução: tributar pesadamente a renda, o estoque de riqueza, a transmissão da herança e o consumo dos segmentos mais ricos da sociedade. Com este acréscimo de arrecadação, a União poderia elevar os gastos em educação pública (níveis fundamental e médio), saúde pública e resolver os problemas de saneamento básico do país. Isto elevaria a produtividade de boa parte da população brasileira, o que permitiria aumentos sustentados da renda destas pessoas. Uma parte desta maior renda seria poupada, aumentando nossa taxa de poupança interna, o que ajudaria a financiar o investimento produtivo. Mais investimento diminuiria nossos gargalos em infraestrutura, produziríamos mais, exportaríamos mais, resolvendo em parte nossos recorrentes problemas com a inflação e com a vulnerabilidade externa.
Agora, quem é que tem coragem de mexer no bolso da elite econômica, a verdadeira dona do país?

P.S.: eles vão usar a desculpa de que agora temos os vultosos recursos do pré-sal para investir nas demandas populares e podemos deixar os ricos em paz, perpetuando assim nossa iníqua distribuição de renda!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PENSAMENTO DA SEMANA, por Tádzio Nanan

A vida trata-se de controlar nossos medos e apetites, ou viver, escravos, na ponta do chicote deles!

domingo, 8 de dezembro de 2013

MILLÔNIANAS DA SEMANA, por Tádzio Nanan

Quando se mente a algumas pessoas dá-se a isso o nome de desonestidade. Mas quando se mente a milhões de indivíduos, chama-se isso de política! E quando se mente a bilhões de seres humanos, o nome disso é religião!

*


A consciência ininterrupta é pura canalhice!

sábado, 7 de dezembro de 2013

PENSAMENTOS DA SEMANA, por Tádzio Nanan

Se você não entendeu, ou não conseguiu fazer, não se esforçou o suficiente; mãos à obra: foco e trabalho!

A verdade: muito barulho para seus ouvidos?

A morte não é um fim, é um retorno!


O desequilíbrio nem sempre é mau sinal. Pode significar que você está passando de um estágio mais simples a outro mais complexo. Pode significar que você está evoluindo. O que está equilibrado também pode estar estagnado!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PENSAMENTO DA SEMANA, por Tádzio Nanan

A vida é absurda!
Mas se você arranjar companhia, ela também pode ser divertida!
Mas se você inventar sonhos, ela também pode ser instigante!

Mas se você se engajar em causas, ela também pode ser sublime!

domingo, 1 de dezembro de 2013

PENSAMENTO DA SEMANA, por Tádzio Nanan

Há três níveis de vida: a vida consciente, quando deliberamos sobre nossas ações e escolhas e suas consequências; a vida subconsciente, quando, em piloto automático, a mente toma pequenas e cotidianas decisões; e a vida inconsciente, o palco místico das nossas tendências inatas, que apontam muitos dos caminhos das nossas vidas, para o bem ou para o mal.