segunda-feira, 26 de novembro de 2012

LAURO MACIEL SEVERIANO RELEMBRANDO AMÉRICO BARREIRA


Do visível para o invisível...

AMÉRICO BARREIRA, já renascido, segundo as Leis imutáveis da Natureza, formou-se em Ciências Jurídicas na Salamanca Clovis Bevilaqua, na Turma de 1937, ano em que foi gerado o Estado Novo, com a promulgação duma Constituição elaborada pela inteligência de Francisco Campos. Foi ele, inquestionavelmente, uma figura humana SINGULAR. Diplomado numa Turma que qualificou Wilson Gonçalves, Flávio Marcílio e Fran Martins, entre outras expressões do nosso mundo político, poderia, face à sua inteligência, ter feito concurso para seguir a Magistratura, o Ministério Público, ou a Advocacia, mas, não o fez, acreditamos, para ser fiel à sua personalidade singularíssima. Filiar-se, como o fez, ao Marxismo, logo ele um espírito aberto aos sacros mandamentos da Revolução Francesa, foi o primeiro sinal de sua heterodoxia. Rebelde contra a ordem burguesa constituída, mas sem muros e sem fogueiras que impedissem o diálogo e a tolerância.
Seguimos caminhos ideológicos diversos e opostos, mas protegidos pela honestidade de nossos propósitos de “salvar” o Brasil, cada um a seu modo. Ao fundar, em 1951, a “Revista dos Municípios do Ceará”, sem me consultar, lá estava no expediente: Diretores Américo Barreira e Lauro Maciel Severiano. O Municipalismo, ao qual me agregei também, foi a sua devoção mais fervorosa e como fio de Ariadne o conduziu a todos os recantos e Congressos, sem tropeços e sem incoerência, procurando, através daquele movimento nacional de renovação dos costumes e praxes administrativas, realizar os seus ideais de renovação social e política do País.
O Municipalismo foi a porta aberta para sua fervura ideológica, e chave para abrir outras portas com a sedução do seu talento verbal.
Com estas toscas lembranças rendo a minha homenagem ao velho companheiro da adolescência, saudades da Pensão Felix, de Baturité, nosso ninho comum, onde iniciamos ou continuamos o misterioso jogo da Amizade...

Fortaleza, primeiro de Agosto de 1994
Lauro Maciel Severiano

Nenhum comentário: