segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

AS ILUMINAÇÕES - Tádzio Nanan

Isto tudo que aqui está posto é minha impressão/interpretação (poética?) da vida, das coisas, do mundo; qual é a sua?

Falar a verdade é muito perigoso: a mentira é uma negociata extremamente lucrativa (pergunte aos governos, às igrejas, às corporações privadas...)


O homem pode até ter nascido para brilhar, como muitos gostam de dizer; mas, calma lá: nasceu para servir também!


Uns resolvem problemas; outros, talvez mais inteligentes, formulam-nos!


Mulher: entre a tirania da religião, a culpa do superego, a agressividade masculina e o mercado capitalista! Situação horrenda!!


Às vezes, e estranhamente, a glória da vida refulge mais forte entre a mais profunda e pungente miséria humana!


Com as coisas materiais é assim: como os recursos da Terra são finitos, quanto mais alguns tiverem menos outros terão; nas coisas do espírito é diferente: o amor não é excludente nem exclusivo: você pode amar o quanto quiser quantas pessoas quiser; e quanto mais se ama mais se aprende a amar! Como disse o poeta, “amar se aprende amando”!


Deus não é uma instituição; Deus não é um livro cheio de historietas e códigos banais; Deus não é nem mesmo uma ideia; Deus é um sentimento, ou um conjunto de sentimentos, dentre os quais o principal é a sensação de que as coisas não são em vão!


Toda a fantástica e agônica aventura humana, ao longo de milhares de anos, pelos confins da Terra, para, agora, todo mundo quedar-se paralisado em frente à uma tela!


Viver é resistir e se adaptar.
Se resistirmos ao que temos de nos adaptar, fracassaremos.
Se nos adaptarmos ao que temos de resistir, fracassaremos.


As multidões uníssonas me repugnam.


Muita gente é pequena demais para a felicidade, porque a felicidade requer uma certa grandeza de ânimo, uma certa grandeza de alma.


O ódio é uma força que nos faz enxergar o outro como coisa, como algo desprovido de dignidade intrínseca; há outra força quiçá ainda mais forte que o ódio e que produz sobre nós o mesmo abominável efeito: o dinheiro!


Não procure nos outros, tola e vaidosamente, apenas um reflexo de si mesmo. A atitude inteligente, o que enriquece nossas vidas é ouvir aqueles que pensam, sentem e vivem diferentemente de nós.


Encontra-se facilmente pessoas que mais se assemelham à coisas (autômatos que se tornaram) e encontra-se facilmente também meras coisas com mais status e relevância que as atribuídas às pessoas! Tal é a inversão do real fundamental para entender-se os contraditórios e paradoxais tempos modernos!


Somente no instante, podemos nos enxergar cabalmente.
Quanto mais longo o período de tempo envolvido, mais sombria torna-se nossa narrativa particular, a qual se agrega nossas duvidosas memórias e percepções, e as duvidosas memórias e percepções alheias sobre nós.
Mas como fazer do instante nosso tradutor se somos um processo que se desenrola no tempo – uma linha com infinitos pontos?


Nenhum comentário: