quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

ORAÇÃO PARA 2016, por tádzio nanan

A TODOS OS NAVEGANTES QUE APORTARAM NESTE SÍTIO DE POESIA E PENSAMENTO, INTENCIONAL OU ACIDENTALMENTE, MEUS VOTOS DE FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!

*Inspirado na Oração de São Francisco


"Senhor, fazei-me um instrumento de vossa paz..."
Fazei de minhas escolhas exemplo de compromisso com a coletividade humana e o futuro;
Fazei de minhas ações elogio à justiça, à sensatez, ao entendimento entre os homens;
Fazei de meu existir viva e pulsante oração às sagradas forças do mundo – Deus, Natureza, o Espírito do Tempo, o Eu Profundo de cada um de nós;
Fazei de minha inteligência instrumento a serviço da verdade;
Fazei de minha força – corpórea, intelectual, espiritual, potentes raios de luz no combate à mentira e à opressão;
Fazei de meu coração o templo sagrado de meus amores e amigos, disponível também a quem mais precisar de diálogo e ajuda;
Fazei de meus passos um novo alvorecer, o transparecer de novos caminhos, a nos afastar das sendas do ódio e da intolerância;
Fazei de meus braços refúgio para os que sofrem e são perseguidos;
Fazei de minhas palavras chuva fertilizando os corações mais áridos, para que neles volte a brotar a generosidade;
Fazei-me sábio para entender que minhas verdades não são verdades universais. Estas dizem respeito ao conjunto dos homens, à totalidade de afetos, ideias e ideais humanos.

"Ó MESTRE, FAZEI..."
Que eu não espere o dia em que o mundo acordará pacificado: que eu seja o agente e guardião da paz no mundo;
Que eu me disponha a amar e compreender, antes de exigir amor e compreensão; que eu ame o diferente de mim e compreenda o que se imagina estranho;
Que eu não espere forças outras intervirem em minha vida: que eu mesmo seja a força benéfica intervindo na minha vida e na vida do meu semelhante;
Que eu não espere o perdão: que eu o ofereça, o dissemine, o ensine; 
Que eu não espere tanto dos outros ou da vida e sim de mim mesmo - eu posso me transformar, transformar os outros, transformar a vida para melhor;
Que eu enfrente antes de me resignar;
Que eu aja antes de reclamar;
Que eu ofereça antes de pedir;
Que eu aprenda a sentir amor antes de o exigir;
Que eu me coloque no lugar do outro, antes de julgá-lo;
Que eu peça o bem para toda a gente, antes de pedi-lo para mim e para os meus;
Que eu me associe ao inadiável trabalho de construir e preservar o MELHOR DO MUNDO! 

Nenhum comentário: