terça-feira, 7 de abril de 2020

reflexão do dia, por tdzn

Pensando sobre a questão do novo coronavírus, questiono-me por que não nos mobilizamos, também, com a mesma determinação, compaixão e inteligência para combatermos globalmente às milhões de mortes evitáveis que ocorrem todos os anos (evitáveis porque não há qualquer inevitabilidade do destino - como vírus mortais, ou inevitabilidade histórica - como guerras globais). Com a devida vênia da palavra, verdadeiros holocaustos, que silenciam para sempre milhões de sonhadores de sonhos simples: amar, ser amado; oportunidades de crescer como pessoa; trabalhar e viver com os seus, com paz e dignidade.
Imaginemos uma civilização mais justa e equilibrada, mais humana (ética) e racional, e intua a quantidade de vida que salvaríamos da fome, miséria, das doenças negligenciadas, da violência, do suicídio, dos conflitos armados (com armas fornecidas pelas grandes potências mundiais), da falta de oportunidades de educação, emprego, das dificuldades de acesso à saúde, pessoas que sucumbem às drogas, pessoas humilhadas pela miséria, sofrendo com o desespero, seus corpos, mentes e emoções no limite!
O que fazer? Uma pequena parte dos orçamentos de guerra das nações mais ricas, e/ou uma modesta taxação sobre as maiores fortunas do mundo, traria uma verdadeira transformação na vida destas pessoas, e no próprio curso da história e da civilização humanas, a começar pela eliminação da miséria, seguindo em direção à oferta de educação e saúde de qualidade a todos os jovens do mundo!

Nenhum comentário: