quarta-feira, 27 de junho de 2012

INTERNA O BRASIL! (por Tádzio Nanan)



Tenho certeza que o Brasil vai ensinar muita coisa ao mundo, eu apenas ainda não descobri quais sejam estas coisas...
Talvez ensinemos a desigualdade, a violência, a impunidade, os privilégios, o patrimonialismo, os “jeitinhos” arraigados, os desvios de caráter travestidos de inteligência e criatividade, ou simplesmente o auto-engano...
Talvez a gente possa ensinar a verdadeira fórmula da felicidade ao mundo: apesar de todas as evidências em contrário, a gente diz que é feliz, realizado, satisfeito, e ponto final! Ou seja, felicidade no Brasil é ser hipócrita ou conformado!
É a síndrome do avestruz da qual padece o brasileiro: enterra a cabeça no buraco para não enxergar a realidade!
Começo a achar que o brasileiro é uma vítima de si mesmo, da sua vaidade e arrogância, do seu medo da verdade, que o conduzem a um auto-engano tragicômico: ele é uma coisa e jura ser outra!
Minha tese é que o brasileiro sofre de uma enfermidade: felicidade, satisfação ilusória; para não decepcionar nem a si mesmo (e macular a imagem que fazemos de nós mesmos), nem decepcionar seus compatriotas (e deixá-los com inveja, o que pensamos ser uma delícia), nem decepcionar o resto do mundo (que espera que correspondamos as ideologias inventadas por eles e por nós mesmos – somos reféns de uma personagem fictícia).
Somos felizes, somos alegres, temos virtudes, mas alguns graus abaixo do que supomos e divulgamos, falaciosamente. E temos nossos problemas também – bastante numerosos e severos, por sinal.
Pode ser que o Brasil seja um país de loucos. Já pensaram nesta hipótese?
Vou lançar a campanha: INTERNA O BRASIL!




Nenhum comentário: