terça-feira, 5 de junho de 2012

MANIFESTO DO NOVO E VERDADEIRO MOVIMENTO LIBERTARISTA - por Tádzio Nanan




MANIFESTO DO NOVO MOVIMENTO LIBERTARISTA.
Por um outro entendimento do que seja viver, do que seja viver em sociedade. Por uma nova compreensão do que seja civilização.


Comparações entre as civilizações tradicionais (capitalistas) e as civilizações indígenas ou “primitivas” (digo civilizações porque são formas absolutamente divergentes de o ser humano enxergar o mundo, entender a vida, atuar na natureza, entender-se e relacionar-se consigo mesmo e com o próximo).

*nas civilizações indígenas ou “primitivas” não existe ou existe em bem menor grau alienação (o Homem apartado da sua essência), violência e crimes, insustentabilidade ambiental, forças repressoras; não há poder instituído (Estado), dinheiro (nem a necessidade de dinheiro), corrupção.

*o conhecimento que a sociedade tem e produz está disponível a todos e é repassado a todos – todos são independentes e autosuficientes no sentido de produzir e reproduzir sua existência material e a dos seus.

*ninguém é chefe de ninguém, ninguém manda, tiraniza ninguém ou legifera sobre ninguém.

*há alguma divisão do trabalho social e certa diferenciação de gênero, mas nada que provoque conflito, discriminação, hierarquização e subalternidade.

*não há posses; a maior riqueza destas sociedades são os relacionamentos humanos, os relacionamentos interpessoais e os momentos de confraternização coletivos, além da liberdade de que se dispõe.

*não há riqueza ou pobreza: o que há é trabalho coletivo e satisfação das necessidades – todo mundo contribue para o “produto social” e recebe em troca o suficiente, o justo (o adequado) segundo as condições materiais objetivas daquele dado momento.

*as más tendência humanas, de base genética e evolutiva, minguam; os pecados capitais minguam: a cobiça, a inveja, a vaidade decrescem a seu ponto mínimo.

*o sexo e a nudez são motivos de satisfação, realização, congraçamento, e não fonte de terríveis problemas: medo, vergonha, exploração, alienação, violência.

*a propriedade é coletiva, o saber é coletivo, o fruto do trabalho social é coletivo – todos têm o que é necessário para serem saudáveis, felizes e produtivos. Ninguém tem mais que o necessário, e nem quer ou precisa!!

*ninguém se aliena ao Estado, à religião, ao Poder, ao consumo, ao dinheiro, à propriedade, à preocupação patológica com a aparência, à quaisquer tipos de posse.

*ninguém age visando ao lucro pecuniário, ou para provar que é melhor que os seus congêneres (colocar os “inferiores nos seus devidos lugares”); age-se visando ao respeito e admiração dos outros membros da sociedade, e por senso de dever.

*não precisam da indústria farmacêutica porque seu estilo de vida, sua forma de viver não lhes acarretam maiores problemas orgânicos, mentais ou psicológicos.

*não precisam de uma sociedade de consumo porque sua felicidade não está alicerçada em bens materiais (se pararmos para pensar, a maior parte deles inútil a maior parte do tempo!), mas num cotidiano tranquilo, pacífico, saudável, laborioso, produtivo, feliz, e compartilhado com os seus.
*apesar de ter estudado um pouco de antropologia, sou economista por formação. Portanto, façam suas próprias pesquisas!


**


A finalidade do sistema econômico subjacente à estruturação de uma sociedade não é a de gerar crescimento econômico infinito, medidos em termos de PIB ou PIB per capita, mais sim a de gerar o maior bem-estar possível para o maior número possível de pessoas; e consegue-se isto quando mais pessoas têm acesso a mais e melhores bens e serviços indispenśaveis a uma vida saudável, produtiva, feliz, autodeterminada e pacífica. O objetivo precípuo da civilização não deve ser a de gerar simplesmente, burramente, “miopemente”, mais técnicas produtivas e mais tecnologia (ciência aplicada), mais deve sim ter como objetivo tornar-nos mais sábios, através de mais conhecimento (ciência pura), educação, filosofia e arte (coisas estas que não objetivariam gerar dinheiro, mas gerar bem-estar, produzir o belo, o bom e o útil). Com mais sabedoria, conhecimento, educação, filosofia e arte viveríamos melhor, faríamos melhores escolhas, nos relacionaríamos conosco mesmo e com os outros de uma forma mais saudável, pacífica, respeitosa e ética (e não de forma meramente utilitarista, como no capitalismo) e estas coisas somadas nos levariam às 5 metas da vida humana (do ponto de vista do indivíduo):

*SAÚDE (ORGÂNICA E PSICOLÓGICA)

*FELICIDADE (SENSAÇÃO BOA DE SATISFAÇÃO CONSIGO MESMO E RAZOÁVEL PLENITUDE)

*ATUAR PACIFICAMENTE NO MUNDO (RESPEITO, TOLERÂNCIA, AMOR, FRATERNIDADE, COMPAIXÃO, EMPATIA)

*SER PRODUTICO (CONCORDE OS TALENTOS, DESEJOS, INCLINAÇÕES E VOCAÇÕES DE CADA UM)

*AUTODETERMINAÇÃO (LIBERDADE INDIVIDUAL – JÓIA QUE NÃO TEM PREÇO)



Do ponto de vista das sociedades como um todo, da civilização humana vista na sua integralidade, os 5 ponto fundamentais seriam:

*JUSTIÇA (A LIBERDADE INDIVIDUAL TEM DE VIR ASSOCIADA A EQUIDADE – IGUALDADE DAS “CONDIÇÕES INICIAIS”)

*CONHECIMENTO (CIÊNCIA PURA E APLICADA, PARA A RESOLUÇÃO DOS REAIS PROBLEMAS DA CIVILIZAÇÃO HUMANA)

*SABEDORIA (FILOSOFIA, POLÍTICA, ARTE, EDUCAÇÃO – ESTA ÚLTIMA NÃO PARA O MERCADO, MAS PARA A VIDA, PARA A BOA VIDA)

*SOCIEDADE PRODUTIVA, MAS SUSTENTÁVEL ECOLÓGICA, TECNOLÓGICA E SOCIALMENTE FALANDO

*LIBERTARISMO (SOCIEDADE SEM FETICHISMO, ALIENAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO, EXPLORAÇÃO, GUERRAS E HIERARQUIZAÇÃO – SOCIEDADE DE IGUAIS)


Vamos juntos fundar o verdadeiro movimento LIBERTARISTA?

Nenhum comentário: