quinta-feira, 7 de junho de 2012

UM CONTO DA MEIA-NOITE - por Tádzio Nanan


Quando adentrou a sala de casa, muito bem vestido, o grupo já o aguardava com certa ansiedade. Era o último guerreiro a juntar-se a ele. Cumprimentaram-se fraternalmente, até docemente, eu diria. Quem os visse ali, a deixar-se levar pela primeira impressão, logo demonstraria simpatia pelos rapazes, tal a admiração produzida por seus modos suaves, suas compleições saudáveis, a esmerada educação recebida, traduzida numa certa sofisticação ao falar. Cientes disso, se empavonavam, enchiam-se de uma discreta mas perceptível arrogância.
Despediram-se dos progenitores do mais velho do grupo, gente de ótima estirpe, enorme influência na sociedade, e partiram fazendo troça uns com os outros, gargalhando alto, como se nada houvera no mundo que eles próprios. A boate Liberdade era o destino do grupo, a qual se dirigiam em dois BMWs de centenas de milheres de reais. O Liberdade era uma das boates mais elegantes da cidade, frequentada pela endinheirada burguesia nacional e internacional. Além do divertimento, visavam a traçar estratagemas para a operação daquela madrugada, que esperavam tão excitante quanto às passadas.
Não exageraram no álcool face à necessidade de agir com certa prudência. Mas um deles disse: Dane-se a prudência, o dinheiro resolve qualquer imprevisto! Este exagerou na bebida, e os outros acabaram dando de ombros – em se tratando de Brasil, ele estava certíssimo!
Lá pelas duas da manhã relembravam animadamente de suas recentes secretas aventuras, e moderaram um pouco o tom de voz. O jogo de luz e sombras, os vapores dos charutos asfixiando o ambiente, o caráter das personagens, lembrou-me a mim, narrador onisciente, um filme noir americano dos anos 40 ou 50, este certamente impróprio para menores...
Até que finalmente deixaram o copo, e se dirigiram à administração da boate. Apertaram um por um a mão de um antigo segurança, acenaram com a cabeça ao gerente do estabelecimento e penetraram sem cerimônia uma sala contígua à administração. O mais novo deles, rapagão de 1,90, cientista da computação, já completamente íntimo do ambiente, afastou um pesado móvel que escondia um alçapão. Abriu-o e dele foi retirando um a um seu conteúdo e distribuindo com seus bons camaradas. Todos se serviram à vontade, pareciam satisfeitos, ninguém invejou ninguém.
O dono da boate apareceu para falar-lhes, desejar-lhes boa sorte. Era um empresário respeitadíssimo na cidade, conhecido até nacionalmente por sua generosa fortuna pessoal. Depois de cumprimentá-los, ele ficou lá, parado, com ar solene, assistindo ao resto do evento em silêncio.
Os cinco rapazes faziam seus últimos preparativos, checavam seus brinquedos, arrumavam suas roupas, os cabelos. Havia naquele proceder mecânico, silencioso, devotado, qualquer coisas semelhante à uma liturgia religiosa.
Com a voz um pouco embargada, o mais bem-nascido deles, herdeiro de centenas de milhões de reais, exaltava as qualidades de cada um dos presentes e incitava o grupo a grandes feitos em tempos de frouxidão dos valores morais e tibieza da honra. Havia sem dúvida um toque épico em seu eloquente e requintado discurso.
Lá fora a chuva rala, deixando a cidade mais sombria e deserta, parecia querer promover-lhes os propósitos.
Cristiano interrogou calmamente:
- O que vai ser hoje?
Henrique, respeitado professor universitário, foi direto:
- Travestis! Mataremos travestis!

Nenhum comentário: