quinta-feira, 15 de setembro de 2011

(SINGELOS) FRAGMENTOS POÉTICOS

por Tádzio Nanan



sim, meus amigos
é verdade
cansei-me de mim

cansei-me de mim
irremediavelmente

também, se me permitis
cansei-me de vós
daquelas cenas banais
que representávamos
cotidiana e desafortunadamente

sim, meus amigos
cansei-me de vós
irremediavelmente

decrépita a antiga face
cegos os velhos olhos
muda a boca senil
superados os temas da remota personagem
sepulto-os num cemitério de memórias

a exaustão também chegou às vossas partes
cenas que cumpristes sempre diligentemente
e que cumpris ainda
mortificados

de quando em quando
mundo, gente, é urgente sermos outros
viver a mesma vida cansa
mudança é a constante na matemática do tempo

o que me é posto agora é renascer
glória efêmera
profundo mistério
e sentido da nossa natureza

do pó ressurjo, mitológico
avançando no curso ontológico
desse rio


*


viver cansa
decerto
deserto
mas não há o descanso eterno?!

O mundo é triste, às vezes
mas recolher-se entre quatro paredes?!

Gira o mundo
pressuroso
obsidional
redemoinho antropofágico...
mas o sonho humano é imortal
e mágico!

As pernas doem?
Entonteces?

Te agarra ao fugaz momento!
Entorna a urna de Baco!
As coisas farão sentido a seu tempo...

e se ficares sozinho
restarão as memórias

e se te derrubarem ao chão
restarão os braços de se erguer

lembras-te do resto:
"o resto é silêncio"

Nenhum comentário: